27 junho 2012

Arranha céus nada convencionais


O Conselho sobre Edifícios Altos e Habitat Urbano de Chicago (CTBUH) elegeu as melhores torres altas do mundo em 2012. Todo ano, são escolhidos quatro edifícios, representando as regiões das Américas, Europa, Ásia/Autrália e África/Oriente Médio.Este ano, os escolhidos foram: Absolute Towers, assinada pelo arquiteto Ma Yansong em Missauga, Canadá; 1 Bligh Street, desenhada pelos escritórios Ingenhoven Architects e Architectus em Sydney, Austrália; Palazzo Lombardia, projetada por Pei Cobb Freed & Partners em Milão, Itália; e Doha Tower, criada por Jean Nouvel em Doha, no Qatar.
O prêmio é uma revisão independente de projetos novos, escolhidos por um painel de júri composto por executivos da indústria. As torres são reconhecidas pela sua contribuição no avanço de prédios altos e no ambiente urbano, além da utilização de sustentabilidade nos projetos.
O Conselho adicionou o Prêmio Inovação este ano, que foi dado à Al Bahar Towers, projetada por Aedas em Abu Dhabi, Emirados Árabes.
De acordo com os organizadores, 78 torres foram inscritas este ano, sendo a maioria delas localizadas na Ásia. Eles também apontam para um número recorde de torres com mais de 200 metros de altura finalizadas em 2011: foram 88, comparadas com 32 em 2005. Este ano, 96 torres com esta altura devem ser inauguradas.
À esquerda Absolute Towers e à direita o Palazzo Lombardia
O vencedor e os finalistas são publicados no livro anual do Conselho. O vencedor geral do prêmio será anunciado na cerimônia anual do CTBUH, que acontece no Illinois Institute of Technology no dia 18 de outubro.
via PineWeb


Quem será que ganha essa disputa?  Entre meus dois favoritos estão esses dois da foto acima. O edifício Absolute World Tower é um interessante condomínio residencial, que com suas curvas sinuosas criam movimento na paisagem já o Palazzo Lombardia com seus blocos curvos mais angulosos mas não menos graciosos abriga a sede do governo regional italiano em Milão.
Gosto mais do Palazzo, acho que ainda estou presa aos ângulos por não dominar ainda as curvas ... 

Um comentário:

  1. Oi Rafa...
    Vim dar uma olhadinha...
    E dessa vez nao esqueci de deixar recadinho...
    Bjo queria!!
    Ana Paula Vitorino

    ResponderExcluir